César Romero

Obras
 
Artistas
 

Nascido em Feira de Santana, Bahia, no ano de 1950, autodidata, o artista iniciou-se em artes plásticas em 1967. É pintor, fotógrafo e crítico de arte. Vive e trabalha em Salvador desde 1966. Formado em Medicina em 1974 pela Universidade Federal da Bahia, optou pela Psiquiatria, especializando-se em Psicoterapia Individual e Grupal, com intensa atividade clínica.

 

Crítico de arte filiado à ABCA e à AICA recebeu por duas vezes da ABCA o Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contemporânea) em 2001 e 2007. Também da ABCA, por duas vezes, o Prêmio Gonzaga Duque (crítico filiado por atuação no ano), em 2004 e 2010. Tem formação científica em medicina psiquiátrica. Foi eleito Vice-Presidente Regional Norte/Nordeste para duas gestões, (2006 – 2009) e (2009 – 2012).

 

A ABCA foi criada em 1949 e é ligada à Associação Internacional de Críticos de Arte, ONG reconhecida pela UNESCO com sede em Paris. César Romero é também membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) e Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo, sendo diretor cultural da entidade.

Considerado pela crítica nacional como um dos principais coloristas brasileiros, César Romero é um artista que consegue traduzir a cultura popular de forma erudita em seus trabalhos. Criador de linguagem própria, autoral, o artista é um pesquisador de formas e símbolos representativos da popularidade. Seu trabalho tem uma história de coletividade e cultura antropológica.

Biografia