César Romero

Obras
 
Artistas
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
 

Nascido em Feira de Santana, Bahia, no ano de 1950, autodidata, o artista iniciou-se em artes plásticas em 1967. É pintor, fotógrafo e crítico de arte. Vive e trabalha em Salvador desde 1966. Formado em Medicina em 1974 pela Universidade Federal da Bahia, optou pela Psiquiatria, especializando-se em Psicoterapia Individual e Grupal, com intensa atividade clínica.

 

Crítico de arte filiado à ABCA e à AICA recebeu por duas vezes da ABCA o Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contemporânea) em 2001 e 2007. Também da ABCA, por duas vezes, o Prêmio Gonzaga Duque (crítico filiado por atuação no ano), em 2004 e 2010. Tem formação científica em medicina psiquiátrica. Foi eleito Vice-Presidente Regional Norte/Nordeste para duas gestões, (2006 – 2009) e (2009 – 2012).

 

A ABCA foi criada em 1949 e é ligada à Associação Internacional de Críticos de Arte, ONG reconhecida pela UNESCO com sede em Paris. César Romero é também membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) e Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo, sendo diretor cultural da entidade.

Considerado pela crítica nacional como um dos principais coloristas brasileiros, César Romero é um artista que consegue traduzir a cultura popular de forma erudita em seus trabalhos. Criador de linguagem própria, autoral, o artista é um pesquisador de formas e símbolos representativos da popularidade. Seu trabalho tem uma história de coletividade e cultura antropológica.

Biografia