Décio Noviello

Obras
 
Artistas
Vietnam II - ano 1968 -  Acrílica sobre tela - 50 x 40 cm
Vietnam II - ano 1968 - Acrílica sobre tela - 50 x 40 cm
Vietnam - ano 1968 - Casal de vietnamitas verdes - Acrílica sobre tela  - 50 x 50 cm
Vietnam - ano 1968 - Casal de vietnamitas verdes - Acrílica sobre tela - 50 x 50 cm
 

Décio Noviello (São Gonçalo do Sapucaí/MG -1929) é autodidata em artes plásticas. Realizou 11 mostras individuais, participou de 129 mostras coletivas e conquistou 32 premiações em salões e concursos.

 

“Minha vocação sempre foi de pintor, no entanto, percorri várias vertentes das artes”. Grande expoente da arte dos anos 1970 fez parte do famoso grupo de artistas que movimentou a arte nas montanhas de Minas Gerais com os Salões de Arte no Museu da Pampulha em Belo Horizonte e as intervenções na manifestação "Do Corpo a Terra". Expandindo seu campo de atuação para o universo popular, Décio Noviello também foi um expoente na arte da ornamentação dos carnavais, cenários e figurinos de teatro.

 

O artista está inserido em coleções privadas e institucionais como no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/ SP, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte/ MG, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba/ PR, Museu Inhotim, Brumadinho/MG, Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG e Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa/MG. 

Biografia