DO AÇO AO BRONZE

 

GALERIA BEATRIZ ABI-ACL INAUGURA EXPOSIÇÃO DOS ESCULTORES CÉLIA COUTINHO, FÁTIMA SANTIAGO E PAULO COELHO

 

 

“DO AÇO AO BRONZE”, passando pela madeira, é a exposição que reúne esculturas de três dos mais expressivos artistas plásticos mineiros: Célia Coutinho, Fátima Santiago e Paulo Coelho. A mostra será aberta no dia 11 de junho, às 19 horas, na Galeria de Arte Beatriz Abi-Acl, localizada na rua Santa Catarina, 1155, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, A mostra ficará aberta ao público até o dia 6 de julho, no horário de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 18 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas.

 

Os três escultores, embora com trajetórias distintas, têm como ponto em comum a paixão pelo aço inox e pelo bronze como materiais para a criação de suas obras. Segundo eles, a opção pelo aço inoxidável se deve, sobretudo, pela alta resistência à oxidação atmosférica, pela durabilidade, pela resistência às variações bruscas de temperatura e, principalmente, pela maleabilidade, modernidade e leveza que empresta à obra acabada. Chapas de aço, oxidadas ou não, ganham contornos e formas inimagináveis, contrastando com o peso real do material. Na plasticidade e possibilidades construtivas do aço, Célia Coutinho, Fátima Santiago e Paulo Coelho se encontram.

 

Célia Coutinho – A escultora Célia Coutinho apresenta obras executadas em mármore reconstituído, aço oxidado, chapa de aço com pintura automotiva e fibra de vidro.  No seu trabalho, observa-se que o contraste das quinas vivas, dos ângulos com as curvas e a superfície lisa empresta contemporaneidade à construção da figura humana que se distancia da expressão realista. A artista procura obter uma relação dinâmica, ao combinar forma, ritmo e movimento. “Privilegio o uso do aço por suas qualidades plásticas e construtivas e por se tratar de matéria prima abundante na nossa região”, explica a artista. Segundo ela, a oxidação como tratamento de superfície é usada para obter cor e textura. “Embora modifique a aparência, cor e textura não suprimem a percepção do aço. Além disto, a oxidação traduz a ação do tempo”.

 

Fátima Santiago – Os trabalhos de Fátima Santiago são executados em aço inox e aço USI-SAC 300, um material resistente, que suporta mudanças climáticas, portanto, suas esculturas podem ser perfeitamente colocadas em áreas externas, como jardins e praças públicas. Suas obras têm como foco o movimento e a forma feminina. Teatro, danças e eventos rotineiros são a sua inspiração.

 

Fátima Santiago, escultora contemporânea, nasceu em Pompéu/MG, reside e trabalha em Belo Horizonte/MG. Estudou Odontologia, Escultura e Gravura na UFMG. Atualmente cursa História da Arte Contemporânea - Pós-Graduação/PUC- MG. Expôs individual e coletivamente em Brasília- DF, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP e Belo Horizonte-MG. Tem como meta de trabalho a obra pública, destacando-se as obras instaladas no Pão de Açúcar/Morro da Urca, no Rio de Janeiro-RJ; Estrada Real/São João Del Rei-MG; Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins-MG e Praça Antônio Mourão Guimarães (Praça da Cemig), em Contagem- MG.

 

Paulo Coelho – Engenheiro mecânico com extensão em eletroeletrônica, telecomunicações e economia, após 30 anos atuando nessas áreas, Paulo Coelho decide estudar cursar Artes Plásticas na Escola Guignard/UEMG, em 1992. Sua primeira exposição individual aconteceu no espaço Telemig (atual Oi) em 1998. Desde então, vem realizando exposições individuais em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Nesta exposição, Paulo Coelho vai apresentar trabalhos em madeira, aço oxidado e aço inox. “Nos trabalhos em madeira, gosto de passar imagens surrealistas, nas quais insiro figuras ou parte delas, em bronze ou estanho, nos levando a sonhar”, explica o escultor. “Já com o aço” – prossegue -, “procuro dar às chapas rígidas, movimento e leveza. Ora portais sugerindo passagens, ora curvas aliadas a esferas, nos induzindo um olhar ao infinito”.

Obras

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
P4
P4
press to zoom
P4250165.JPG
P4250165.JPG
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Abertura

Do aço ao bronze

Catálogo 

Do Aço ao Bronze - Esculturas

Célia Coutinho, Fátima Santiago, Paulo Coelho