Jarbas Juarez

Obras
 
Artistas
 
 

Jarbas Juarez  (1936 - Coqueiral, MG)

É desenhista, escultor, pintor, gravador, ilustrador e jornalista. 

 

Frequentou a Escola de Belas Artes fundada por Alberto da Veiga Guignard em Belo Horizonte/MG, entre os anos de 1957 e 1959, onde teve como mestres Maria Helena Andrés, Vicente de Abreu e o próprio Guinard. Na mesma escola, fez curso de litografia com João Quaglia e xilogravura com Misabel Pedrosa. 

 

Cursou Jornalismo pela Universidade Federal de MG, entre os anos de 1959 e 1964, graduando-se na primeira turma desse curso.

 

Atuou como jornalista na revista Alterosa também entre os anos de 1959 e 1964 e, na Agência Denisson de Propaganda, entre os anos de 1964 e 1965. A partir dessa data, decidiu abandonar o trabalho publicitário para se dedicar somente à arte.

 

Em 1967 ingressou, à convite, como professor na Escola de Belas Artes da UFMG, aposentando-se nesta instituição em 1994.

 

Em 1982 realizou curso de especialização em Artes Plásticas na Escola de Belas Artes da UFMG, onde teve como professores Moacyr Laterza, Sônia Viegas, Eduardo Peñuela e José Tavares de Barros.

 

Tem colaborado como ilustrador para diversas editoras, realizando, inclusive, ilustrações médicas para especialistas da Escola de Medicina da UFMG.

 

Atualmente leciona na Escola de Arte Maison em Belo Horizonte, MG..


 

Biografia