Luiz Lopez

Obras
 
Artistas
 

Luiz Lopez (Cataguases, 1959) é artista plástico contemporâneo, escritor e professor do Brasil.

 

Bacharel em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), também freqüentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), onde cursou Pintura e Teoria da Arte de 1987 a 1989 e o Museu Nacional de Belas Artes. Cursou também Gravura em Metal no SESC/Tijuca, RJ, de 1992 a 1994, entre outros cursos.

 

Ao longo de 28 anos de carreira, o artista participou de mais de 40 exposições, entre individuais e coletivas. Artista múltiplo, desenvolve temas ligados à indústria têxtil de sua cidade natal. Utiliza várias técnicas, da pintura ao objeto; da colagem à escultura, e diversos suportes.

 

Suas principais obras remetem as séries “estampas”, “casulos”, “lançadeiras”, “ampulhetas” e “República Futebolística do Brasil”.

 

Interessante  destacar que na série “estampas”, segundo Natalício Batista Jr. 
(Mestre em Semiótica pela PUC-SP) e Ronaldo Mathias (Doutor em Estética do Audiovisual ECA-USP), “Luiz Lopez se apropria daquilo que as tecelagens jogam fora, sobras de tecido com excesso de tinta, com erros nas gravações das estamparias e manchas. Do que serviu apenas para teste na indústria, o artista decide extrair poesia e outros sentidos através de novas gravações, raspagens e sobreposições. O tecido deixa, assim, sua função utilitária para se tornar tela e panôs, objeto agora para os olhos e o pensamento”. 
 

Inúmeras vezes sua obra apareceu na imprensa. A série Futebol, em 2006, ilustrou o Programa “Fantástico” da TV Globo.

 

Biografia