Socorro Mota

Obras
 
Artistas
Favela III - Acrílica sobre tela -  70 x 90 cm
Favela III - Acrílica sobre tela - 70 x 90 cm
Pontos de luz em noite escura - Mista sobre tela - 70 x 150 cm
Pontos de luz em noite escura - Mista sobre tela - 70 x 150 cm
Cidade grande III -  Mista sobre tela - 70 x 150 cm
Cidade grande III - Mista sobre tela - 70 x 150 cm
Aglomerado Urbano II -  Mista, 80 x 100 cm
Aglomerado Urbano II - Mista, 80 x 100 cm
 

Natural do Rio Grande do Norte, Socorro Mota, que reside em Brasília desde 1965, nunca imaginou que chegaria a se comprometer com artes plásticas. Essa característica não integrava o mosaico de talentos que compunha a auto-imagem da artista, sempre envolvida com Direito, viagem e poesia. 

Quando a pintura tornou-se o eixo de sua vida, Socorro Mota passou a seguir seu impulso criativo, livre de rigores acadêmicos e de modismos, tendo como principal referência estética seu mundo interior, sem vinculação as escolas, estilos ou receitas pré-estabelecidas.

 

A artista já expôs seus trabalhos tanto no Brasil como no exterior. Socorro Mota, que é habilitada como Artista Plástica Profissional pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, onde mora e produz o seu trabalho, representou Brasília e o Distrito Federal no VII Circuito Internacional de Arte Brasileira em Londres (Inglaterra), Madri (Espanha), Lisboa (Portugal) e Atenas (Grécia). O Circuito, realizado em 2002, teve encerramento no Museu de Arte de São Paulo - MASP. 

No Brasil, Socorro Mota já expôs seus trabalhos em diversos espaços culturais de Brasília, Belo Horizonte, São José do Rio Preto, Pirenópolis (GO) e Natal.

 

A artista recebeu Menção Honrosa, em nível internacional em dois anos consecutivos por duas das mais importantes instituições ligadas às artes plásticas no Brasil: o Museu de Arte de São Paulo - MASP e o Museu Nacional de Belas Artes do Rio Janeiro; em 2003 pelo MASP e Museu de Arte da Pampulha, de Belo Horizonte/MG.

Biografia