Yara Tupynambá

Obras
 
Artistas
 
 

Uma breve síntese da carreira artística de Yara Tupynambá mostra que ela fez estudos artísticos com Alberto da Veiga Guignard e Oswald Goeldi e foi bolsista do Pratt Institute, em Nova York, nos Estados Unidos.

 

Participou de vários Salões de Arte Moderna e Bienais. Realizou exposições individuais em grandes galerias, como Guignard, Palácio das Artes, bem como em espaços culturais nacionais e internacionais: na Galeria Hourian, em São Francisco/EUA; no Institute of Education, em Londres/Inglaterra; na Galeria Inter-Art, em Paris/França; no Brazilian Cultural Institute, em Nova York/EUA e na Galeria de Vilar, na cidade de Porto/Portugal.

 

Entre os prêmios que recebeu, destacam-se: I Prêmio Gravura Salão de Belo Horizonte; I Gravura Salão do Trabalho de São Paulo, Medalha de Ouro; Salão do Paraná e Prêmio Especial do Salão do Pequeno Quadrado, no Rio de Janeiro.

 

Vale destacar, entre outras obras, 92 painéis e murais espalhados por numerosas cidades brasileiras.

 

Sobre seu trabalho, Yara Tupynambá diz: “Minas é minha pequena aldeia, de onde extraio as raízes populares, a cultura erudita, a geografia e as tradições do povo, que vão permanecer em meus quadros. São marcas da trajetória traçada ao longo de meu caminho, na busca de um diálogo fraterno com um público que é, sempre, a busca primeira de todo artista”.

Biografia